sexta-feira, 22 de outubro de 2010

MEDUSA
Que “mêda”, como diria Didi Mocó.

Os deuses valorizavam demasiadamente a beleza. E o poder: o que era de cada um era de cada um, o outro não podia atravessar. A beleza era muito cultivada, afinal eles eram deuses, certo? E também eram lindos, fortes, divididos e poderosos. Os do Olimpo então... atingiam a perfeição.

Mas isso é permitido apenas para deuses, hein. Nós mortais, não podemos ter a pretensão de nos igualarmos a eles, porque não somos deuses. E a mitologia ensina isso, mavavilhosamente bem. Não cultive a beleza acima de tudo, isso é somente para os imortais. Querer igualar-se a eles, é cultivar a soberba, um dos sete pecados capitais. Evite-a para não ter consequencias, como MEDUSA teve.

Nunca se deve provocar, ou desafiar, ou ter a audácia de querer ser como um deus - nós somos humanos. MEDUSA (a única mortal das três irmãs) fez isso e acabou se dando mal. Sabia que ela era linda? Só que meteu os pés pelas mãos e quis competir com a beleza de Atena. Acabou virando um MONSTRO. E Atena botou pra quebrar. MEDUSA tinha um cabelão lindo, grande, sedoso e com cachos nas pontas, capaz de matar qualquer mulherão de raiva e inveja. Os deuses babavam. Atena fez o cabelo de MEDUSA virar cobras pestilentas. E ainda deu de brinde o poder nefasto de empedrar tudo que ela olhasse. Ela deixou de ser bonitinha, para ser ordinária (quase parafraseando Nelson Rodrigues).

A lição é essa: temos que ser humildes. Super egos, só pra deuses.





17 comentários:

  1. Que linda essa história divina! (chorando desesperado) Queria ter um noite de amor com a medusa, seria o máximo puxar aquele cabelo semovente. Só Teria medo mesmo é de onde aqueles cabelos poderiam entrar. #NOJO. Por isso vamos acabar com o site Ego da Globo, lá eles endeusam gente feia e celulitada. Paf! Na cara até a Merda descer.

    ResponderExcluir
  2. A história de Medusa é uma verdadeira lição de humildade.

    ResponderExcluir
  3. "...Numa versão posterior do mito da Medusa, relatada pelo poeta romano Ovídio, a Medusa teria sido originalmente uma bela donzela, "a aspiração ciumenta de muitos pretendentes", sacerdotisa do templo de Atena.
    Um dia ela teria cedido às investidas do "Senhor dos Mares", Poseidon, e deitado-se com ele no próprio templo da deusa Atena; a deusa então, enfurecida, transformou o belo cabelo da donzela em serpentes, e deixou seu rosto tão horrível de se contemplar que a mera visão dele transformaria todos que o olhassem em pedra. Na versão de Ovídio, Perseu descreve a punição dada por Atena à Medusa como "justa" e "merecida".

    **Não sei por que prefiro essa versão**

    ResponderExcluir
  4. Realmente prefiro as outras versões .

    Não suporto a idéia de q minha deusa seja injusta. :(

    Conheços outras 4 versões:

    1)Idêntica a que a Sarah contou , mas só que quem transforma o cabelo da Medusa é a deusa HERA.

    2)A de que a tranformação da Medusa teria sido acidente.Segundam contam Athena foi tirar satisfações com Poseidon por ele ter alagado a Ática e matado muitos atenienses.No calor da briga Athena levantou a lança pra atacar Poseidon só q a Medusa entrou na frente pra defendê-lo e acabou se transformada .Athena bem que tentou tirar o feitiço mas o que UM DEUS FAZ NÃO PODE SER DESFEITO.

    3)Sendo filhas de PHÓRCYS e CETHOS , as Górgonas ja teriam nascido monstruosas.

    4)Athena mudou a aparência da Medusa porque esta era igual a ela e muito má , o que a Athena não poderia permitir .


    O que ambas as versões concordam é que a Athena castigou Medusa por ter tido Relações com Poseidon dentro de seu templo (Athena era uma deusa Virgem) , tirando-lhe a IMORTALIDADE.

    Mas de qualquer forma seu blog ta Lindo Sarah, bjs PERSEUS.

    ResponderExcluir
  5. acho que a medusa não merecia severo castigo. ficar feia deve ter sido horrível pra ela, pois era linda, uma mulher de muitos pretendentes e tal, ai de um dia pro outro, vira um monstro humano. mas também, ela não deveria ter desafiado atena, a deusa da sabedoria, da estratégia. foi como brincar com fogo. mas também né todos sabem(ou não) que os deuses são muito mau humorados e no livro o ladrão de raios deu para perceber isso no final quando percy entrega o raio a zeus. estou na expectativa pelo filme o mar de monstros que infezlimente só saira em 2012. tomara que não seja igual ao primeiro por que ficou muito ruim na adaptação do livro, mas pra quem não leu o livro o filme foi bom e quem leu, esperava mais, como eu. abraços

    ResponderExcluir
  6. Te juro que sempre achei um charme esse cabelo cheio de serpente. Estou te seguindo tambem

    ResponderExcluir
  7. Eu já vi uma versão, onde a Medusa não é feia. Ela é linda, mas não pode compartilhar isso com ninguém, pois quem a olha, vira pedra. Muito bom o seu post, Sarah [como todos os outros]. Parabéns! "Live long and prosper"... E tu já conhece o caminho do rum. :D

    ResponderExcluir
  8. É isso ai!! Temos que ser humildes e valorizar acima de tudo nossos relacionamentos e deixando de lado coisas materiais cada vez mais.

    Abs

    Tylex_ - twitter

    ResponderExcluir
  9. Belo blog amiga Sarah.
    Paulinho
    www.pernadepautupa.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Oi,adorei o seu blog e já estou seguindo também!!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  11. Adoro a história da medusa.

    Sou apaixonado pela mitologia grega e amei o teu blog. Estou seguindo... Quando puder, me visite: http://omundosobomeuolhar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Muito interessante, lindo blog!
    Seguindo vc tbm!
    Beijos!
    Vênus

    ResponderExcluir
  13. Obrigado pelo comentário e volte sempre que puder.

    Eu estarei sempre por aqui.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Sarinhah!
    Adorei esse post!!!!Muito legal!

    ResponderExcluir
  15. Uma chapinha na medusa cairia bem, né Sarah? Só não sei se as cobrinhas iriam gostar;.

    ResponderExcluir
  16. Bom... A história da Medusa tem muitas controvérsias. A mais possivelmente é ela era a mulher mais bela de todo império grego. Poseidon admirando tal beleza, a estuprou. Medusa sendo sacerdote de Atena, foi punida por perder a virgindade. Sua punição: tornou-se um mostro, que quando alguém o olha, imediatamente virá pedra.
    Por isso, não gosto que as pessoas falem mal dela.

    ResponderExcluir
  17. Na verdade Atena (Sabedoria) e Medusa (perversão espiritual ignorância e vaidade)por fora eram igualmente bonitas: uma tentação e admiradas, porém por dentro, o seu conteúdo, a verdade, eram diferentes. Uma leva a elevação e a outra a decadência. Atena, sabendo disso, resolveu apenas deixar a Medusa coerente, isto é, que ela manifeste por fora o que ela é por dentro.

    ResponderExcluir