domingo, 10 de outubro de 2010

PONTO QUE PARIU
Origem da Cadeia de Monstros

 

Seguindo a hierarquia de Hesíodo PONTO é um dos filhos da produção independente de Gaia, que gerou: PONTO (o mar), URANO (o céu) e as Montanhas. PONTO então, é o mar. Ponto final. PONTO é deus primordial, não confundir com Oceano, que é titã (titã é mais adiante).

Os gregos sempre nos advertiram sobre o mar. Eu aqui com aquela visão poética do “ter um sonho azul, azul da cor do mar“ de Tim Maia, e os deuses ali me mostrando o outro lado da moeda. O mar então é lindo, imenso, mas também perigoso! A grande maioria dos monstros da mitologia vem do mar. Acredita? PONTO que pariu... Começo por informar que PONTO é pai de Fórcis e Ceto. Esses dois são terríveis, macabros. A cadeia de monstros origina-se aí, com muitas emoções, parafraseando o Rei. 
  
Vamos à geração de Fórcis e Ceto: eles se casaram e tiveram EQUIDNA (Víbora), as GRÉIAS e as GÓRGONAS. Foque nas Górgonas. Esse nome chique e assustador. As górgonas eram três – Estênio, Euríale e MEDUSA.

No cenário brasileiro atual, o mar, PONTO, não está para peixe. Está mesmo para monstro. Mas nossos monstros não são tão bizarros e devoradores como os da mitologia. Alguns são eloqüentes, mas muitos são inexpressivos. Aquele tipo que age em surdina, que ataca em silêncio. Lobo em pele de cordeiro. Monstros comandados. Maquiados. Falando em maquiagem, começarei com MEDUSA. Aguarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário