domingo, 22 de janeiro de 2012

Série 12 TITÃS


TÊMIS

 


TÊMIS, filha de URANO e GAIA fecha o número doze da série 12 TITÃS. Decididamente TÊMIS foi uma TITÂNIDE de suprema importância, tanto para os deuses, quanto para os homens. Ela é a DEUSA DA JUSTIÇA divina, aquela que divaga na esperança dos mortais quando estes proclamam “a justiça tarda mas não falha”. Ela tem os olhos vendados porque a justiça não pode contaminar-se por nenhum dos lados em um litígio. Em outras palavras, numa disputa, ambos são iguais, e o que impera é a sabedoria das leis. O juiz deve ser imparcial. E prezar pelo equilíbrio das partes. A balança, portanto, é o símbolo de TÊMIS.

TÊMIS foi a segunda esposa de ZEUS, e, embora TITÂNIDE, foi admitida entre os imortais. No Olimpo, está sentada ao lado do todo-poderoso deliberando as missões mais difíceis e importantes. É a mãe das HORAS: Eunômia, Diké e Irene. No início eram apenas três horas, e representavam as estações do ano. Somente depois Hesíodo adicionou as outras nove e elas passaram a reger o tempo. TÊMIS também era a mãe das MOIRAS personificadas: Cloto, Láquesis e Átropos.

A deusa da justiça possuía um ORÁCULO e costumava elucidá-lo aos pés do Monte Parnaso. Dos muitos fatos que revelou, um deles destacou-se junto a ZEUS e POISEIDON, quando estes se apaixonaram pela nereida TÉTIS. TÊMIS aconselhou os dois olimpianos a não se casarem com a filha de Nereu pois o filho desta união seria mais poderoso que o pai. Ou seja, AQUILES poderia ter destruído o reinado de ZEUS...

Se a justiça é a virtude de dar a cada um aquilo que é seu, então finalmente Pimenta Neves teve o que a ele pertencia: o cativeiro da prisão por solapar a vida de Sandra Gomide. Neves, um jornalista trinta anos mais velho que a namorada, um homem poderoso e desequilibrado, conseguiu desmoronar a família de sua vítima com os três tiros que disparou do seu revólver calibre trinta e oito. O senhor Gomide, o pai, de coração lasso, clamou por justiça de 2000 a 2011. TÊMIS demorou onze anos para honrar a morte de Sandra. Mas não falhou.
  

4 comentários:

  1. Já vi algumas imagens da Têmis, mas nunca soube o nome dela. Agora eu sei :)
    Beijos
    http://livroslegaisdeler.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Têmis é a amiga dos advogados Carol, sempre vemos ela nos escritórios deles espalhando a justiça né?
    Um beijão pra vc, seu blog tá ótimo.

    ResponderExcluir
  3. Que legal poder conhecer mais sobre Têmis! Adorei!

    ResponderExcluir
  4. Hey, como faço para fazer parceria com você? Tipo tenho um blog do PJ, e os meus amigos estão pedindo a um maior tempão para pedir para você uma parceria... bem aí o link, se você quiser dar uma olhada: http://otopodoolimpo-pj.blogspot.com dá uma olhada lá ok?

    ResponderExcluir